O marco de 1948

 

                                                   

Inicio de 1948. Ano este que fica marcado na historia do glorioso Andaraí, na historia  da cidade de Barbacena, da Radiofonia Local e Mineira, enfim na historia de todo estado de Minas Gerais.

Em 1948 acontecia a primeira transmissão de uma partida de Futebol do interior de Minas gerais. Esta façanha foi realizada pela rádio Barbacena com o apoio da Companhia Telefônica de Barbacena.

   Era em uma Partida entre Andaraí Esporte Clube x Social Olímpico Ferroviário de Santos Dumont. O local foi no estádio Walter Antunes, campo do Andaraí. A narração e comentários foi de João Pereira da Silva “Nhô Praxedes”. Nos Trabalhos técnicos tivemos os grandes: Marinho Luiz da Rocha e Nilo Milagres.

João Pereira da Silva classificava a Façanha como  uma verdadeira aventura radiofônica. Que só deu certo, graças aos esforços dos Grandes, Marinho Rocha e Nilo Milagres, que instalaram o cabo telefônico partindo dos estúdios da Rádio Barbacena, no Edifício Ede, via Estádio Onda Nunes (campo do América) até Walter Antunes (campo do Andaraí).

 “A jornada significou a vitória de um grande ideal, pois recebemos emocionados, várias manifestações de outras cidades que tinham o alcance da emissora, parabenizando-nos pela transmissão. Na época, poucos eram os locutores que se dedicavam às transmissões esportivas na radiofonia brasileira, tais como Ary Barroso e Jorge Cury, no Rio, Leonardo Gagliano Neto, Pedro Luiz Paoliello e Geraldo José de Almeida, em São Paulo. Em Belo Horizonte, na Rádio Guarani, Januário Carneiro e Badaró”. 
(João Pereira da Silva. Depoimento em setembro de 2006).

O Andaraí esporte clube tem muito orgulho de ter feito parte dessa historia tão grandiosa da rádio  Mineira . Só temos que agradecer aqueles que dedicavam-se pelo futebol barbacenense na imprensa, aqueles que tinham amor pelo o que faziam. Pois eles escreveram uma historia que o tempo não pode apagar, e que hoje orgulhosamente eu termino esta matéria chamando-os de heróis de 48.

Fonte: http://www.varandasbarbacena.com.br/layout/