Sylvio Romano Quintão Eterno presidente

 

                                        

   Queridos Sócios, beneméritos, diretores, atletas em suas várias categorias, torcedores publico presente, repórteres no dia de hoje, o ANDARAI ESPORTE CLUBE, hà 69 anos atrás estava sendo fundado por abnegados amigos e amantes do futebol para formarem sem sombra de dúvidas um dos maiores clubes da nossa querida cidade das rosas e Zona da Mata.

   Esta data tão significativa para a maior camada da Sociedade Brasileira, “trabalhadores”, também é o marco do surgimento do ANDARAI ESPORTE CLUBE, que tendo hoje como homenageado nada mais nada menos que SYLVIO ROMANO QUINTÃO.

   Ao lado de seus amigos surge então este clube de tradição rubro negro, e nada melhor que esta homenagem venha representado por aquele homem de fala austera, de coração de “manteiga”, mas um grande administrador.

   Sabemos que todos na sua importância, nem mais, nem menos valoraram o que é hoje este clube enxuto nas suas finanças, com crédito irretocável.

   Destes 69 anos, ESTE HOMENAGEADO esteve a frente na qualidade de PRESIDENTE DO CONSELHO DE DIRETORES, 55 anos, e hoje se vivo estivesse, estaria no recorde de presidente mais antigo com 67 anos pasmem, senhores leitores!!

   Dizer o que dessa magnitude  de pessoa que soube honrar e fazer história embora, discreto em seus gestos todos Barbacenenses de 1940 até 2000, tiveram o privilegio de conhecê - lo ou pelo menos ouvir falar?

    Sua biografia resume tudo que fez, e hoje em nome do nosso PRESIDENTE DO CONSELHO DE DIRETORES O Srº JORGE LUIS DA FONSECA, do nosso amigo PRESIDENTE DO CONSELHO DELIBERATIVO, Drº AMILTON FONSECA, eu, FERNANDO SERGIO DE OLIVEIRA também Vice Presidente do Corpo Jurídico, Futebol e do Clube, rendo a este nossas homenagem fazendo agora emocionado 01 minuto de “Silêncio”(.........).              

      SYLVIO ROMANO QUINTÃO, brasileiro, empresário nascido em 04 de junho de 1925, natural de Barbacena, casado com a Srª CARMEM MARTELETO QUINTÃO, brasileira, aposentada, ambos SÓCIOS PATRIMONIAIS desde a fundação do clube.

      A pessoa do ilustre EX-PRESIDENTE SYLVIO ROMANO QUINTÃO, foi sem sombra de dúvidas um dos precursores da existência desse majestoso clube Andaraí, mantendo a frente na presidência por longos 55 anos além de ter se tornado por merecimento “BENEMÉRITO”. Galgou todos os postos da diretoria, além de ter defendido nos anos 50 e 60 na qualidade de atleta o time principal e o quadro de aspirantes.

     Foi treinador por longos anos das categorias de base também e revelou inúmeros atletas de nome que acabaram se tornando profissionais nos grandes clubes do Estado de Minas e Brasil.

     Apesar de distante da política chegou a ser candidato a VICE – PREFEITO, não se elegendo, mas mesmo assim, obtendo uma expressiva votação. Em suas inúmeras trajetórias como Presidente do Conselho de Diretor, podemos dizer que participara de todas as obras existentes, inclusive não só na administração, mas também doando e prestando seus serviços diuturnamente, para transformar no grande clube que é hoje, o maior de Barbacena e um dos maiores clubes amadores da região da Zona da Mata, Campo das Vertentes e quiçá do Estado Mineiro.

     Marco de sua administração foi sempre o amor e a competência administrativa, que sem fins lucrativos, ainda “tirava” de seu patrimônio pessoal para empenhar na concretização de projetos por ele iniciado e acabado.

     Trajetória de brilhantismo, seu legado foi sem sombra de dúvida a honestidade, e de corpo presente faleceu no posto de PRESIDENTE DO CONSELHO DE DIRETOR em 30 de setembro de 2000, o que de outra forma não poderia deixar de ser, mas encontra-se vivo nas memórias da família Andariense e de todos que tiveram o privilégio de poder conviver com essa figura marcante de atitudes imperativas, de coração humanitário e de personalidade forte.

     Por isso, será sempre lembrado por todos, mantendo viva a garra como sempre defendeu seus ideais, mas acima de tudo com muito respeito e carinho no trato aos coirmãos.

     Nosso presidente nos deixou e assumiu o nosso então Presidente do Conselho Deliberativo da época, o também magnífico administrador WESCESLAU REZENDE por 07 anos, BENEMÉRITO, e ainda fazendo seu sucessor, o ilustre JORGE LUIS DA FONSECA, que sem sombra de dúvidas enriqueceu ainda mais o orgulho dos Andaraienses, consolidando a qualidade administrativa de outrora, e elevando ao 1º lugar do coração Barbacenense este clube.

     Foi velado na sede social, que só saindo de lá para o “paraíso“, porque com certeza está lá de cima continuando a iluminar os rumos do ANDARAI ESPORTE CLUBE, deixando esposa que também abraçou este espírito Rubro Negro na lida por muito anos, lavando os poucos uniformes, mas esteve ao lado deste grande homem.

     Seu genro José Loschi, por dois mandatos ocupou o cargo de VICE-PRESIDENTE DO CONSELHO DE DIRETORES, e além de ser vários anos conselheiro. Seu outro genro não menos Andaraiense, TONUSSI, casado com sua outra filha vibrante, e de resto, o filho Benemérito “SYLVIO MARTELETO QUINTÃO”, que teve uma trajetória de ajuda por longos anos para construção do patrimônio, trabalhando e lucrando também à frente das antigas “horas dançantes” e também foi um grande jogador defendendo as cores rubro negra nas décadas de 70 e 80. 

     Saudosamente, algumas passagens deste grande homem não poderiam deixar de se reprisar, umas verídicas, outras que até de forma folclórica são engraçadas, senão vejamos:

                                           

 

1º “Causo” Contado pelo próprio e confirmado pelo ilustre conselheiro E O MAIOR GOLEIRO DA HISTÓRIA BARBACENENSE, “DANTON NABUCO CARNEIRO”.

“(...) Sylvio acumulando função de jogador e presidente do Andaraí foi realizar uma partida de futebol tendo como adversário a brilhante equipe do OLYMPIC CLUB. Esta equipe tinha juntamente com o Vila do Carmo uma das maiores equipes do interior de Minas Gerais, tendo o jogo pegado e com vitória parcial do Andaraí, em sua plenitude disputadíssima.

Todos à época sabiam que o Andaraí era uma equipe de valores, não tanto quanto seu adversário, mas vencia o excrete “Azul da Colina”, quando o árbitro assinalou um pênalti contra o Andaraí, que na concepção do Sylvio, atleta de raça incomparável, era contestável, e nesse disse me disse e na qualidade de também presidente, resolve retirar sua equipe de campo (ANDARAÍ) em sinal de protesto.

    Determinado como era, todos os atletas fecharam com ele e saem, quando de forma inusitada, avistam Sylvio  saindo e trazendo consigo a “BOLA DO JOGO”.

   Eis que se ouve ao longe, neste momento, a voz de Danton, irreverente e com muita moral como jogador do OLYMPIC CLUB, ao silencio da postura adotada pelo Presidente do Andaraí, diz: “ Ô Sylvio! Essa bola é do Olympic Club!” Sem pestanejar, este homem de pulsos fortes, se volta contra aquela voz,  dando uma bicuda na bola para muito longe e exclamando: “ Fica com essa bola então para vocês!"

"E foi-se embora com o TIME DO ANDARAÍ”. 

                                          

          Danton Nabuco carneiro e sua esposa e 1ª Rainha do Andaraí Esporte Clube que confirma o fato.