Baixe 3x4.jpg (202,0 KB)

Natural de Juiz de Fora, José Mateus de Oliveira Schaeffer, ou simplesmente Mateus Schaeffer, se mostrou e mostra um carinho muito grande com nossa querida Barbacena, sendo um dos grandes ícones da imprensa futebolística desta cidade.

Essa relação Mateus e Futebol Local se deu inicio em 1998 quando seu filho, Daniel, passou a treinar na Associação Desportiva Brasileirinho, comandada pelo radialista Rogério Varandas que o convidou para fazer parte da diretoria. Quando o grupo Saint-Gobain assumiu o controle da extinta empresa CASIL, que na época era patrocinadora da equipe do Brasileirinho, a empresa cortou as verbas que eram destinadas a Associação Desportiva Brasileirinho, e sem dinheiro as atividades foram interrompidas.  

Em 2003 o seu filho Daniel, passou a treinar na equipe do Olympic Club, da mesma forma Matheus Schaeffer foi convidado pelo diretor de futebol, Valtinho, para fazer parte da diretoria campeã da categoria “Júnior” do mesmo ano.

Por divergências internas, Mateus Schaeffer se afastou do Olympic e assumiu o cargo de Diretor Técnico da Liga de Desportos de Barbacena a convite do então presidente Luiz Eduardo Frateschi, no final de 2003, onde ficou até o fim de seu mandato em dezembro de 2004.

Mateus também teve uma passagem importante aqui no nosso glorioso Andaraí Esporte Clube, onde a convite do Vice-presidente geral Fernando Sérgio, ocupou o cargo de Vice-presidente de futebol, na gestão do então presidente Wenceslau Rezende (2005/2009). Mateus ficou até o final do mandato do Wenceslau onde foram campeões da categoria “Júnior” em 2005 recebendo, inclusive, um título de Sócio Benemérito pelos serviços prestados ao nosso querido clube rubro negro.

Seu último clube foi o Villa do Carmo, que a convite do presidente José Aloísio Dias em 2009 ocupou o cargo de Diretor de relações públicas. Hoje Matheus Schaeffer faz parte do conselho deliberativo do Clube.

Começou a trabalhar na imprensa em 2003 no portal de noticias Barbacena On-line, de onde prestava colaboração ao extinto “Jornal da Cidade” e ao “Jornal de Sábado”, saindo em 2011 por divergências quanto a censura das matérias apresentadas.

Hoje o jornalista Mateus Schaeffer se dedica ao seu Blog “Futebol de Barbacena” (http://futebarba.blogspot.com) criado em 2007, onde mostra todo o seu amor ao futebol da cidade, acompanhando os principais campeonatos de Barbacena, com recursos próprios.

Mateus se tornou um dos poucos jornalistas a se dedicarem inteiramente ao futebol de Barbacena, trazendo a naturalidade em suas matérias. Por esse motivo admiramos tanto o jornalista Mateus Schaeffer, que com sua dedicação deixa os leitores bem informados sobre o futebol local.