Bate papo, bate bola. 1.4

05/07/2012 18:56

O futebol é uma arte, confirmo esta tese comparando o futebol ao teatro em que os espectadores são as torcidas, os artistas são os jogadores, os diretores são os treinadores, os contra regra são os gandulas e o espetáculo é a partida.  Com essa frase de minha autoria,  começo uma entrevista muito interessante com o diretor da cia Baiana Asas do Brasil e fundador, diretor e facilitador da cia teatral Barbacenense Theaomai Company of new Brasil. Escreveu também o livro teatro - logo Vivo. São quase 30 anos de amor a arte.  Meu entrevistado de hoje tem experiência suficiente para provar que o futebol convive com a arte, afinal o futebol é a própria arte. Para um bate papo muito descontraído o meu entrevistado é ele, Gutemberg Viera.

Este bate papo Superinteressante você confere agora, com o apoio de Andaraí Esporte Clube.

Comecei perguntando a ele até que ponto ele concordava com o termo o "Futebol é uma arte". Ele respondeu que concordava com o termo totalmente e acrescentou:

-O futebol é uma fonte inesgotável para nossos Escritores, Compositores, Autores, Dramaturgos e Músicos, isso só começando pela música e pela palavra... 

Ainda temos a arte da comunicação esportiva, com Jornalistas, Repórteres, Locutores, Comentaristas e Músicos, todos, artistas em descrever, interpretar e viver a arte do futebol para nossa alegria e emoção...

Existem ainda os grandes Artistas Plásticos, Pintores e afins, que retratam a beleza do futebol...

Para não me estender, ratifico com um bordão conhecido, "O futebol arte!", conhecido pelo mundo através da magnífica “Seleção brasileira”, de 1982. Seleção essa que provou o quanto arte pode ser o futebol, o quão democrático é. “Uma caixinha de surpresa!”, tanto que a derrota honrosa ou fatal fica na história, deixa bem claro para o mundo, que a arte do futebol, pode nos clarear o quão Divino e belo é a vida e o futebol.

   O futebol é um teatro real que mexe com as emoções da população mundial de uma forma positiva e muitas vezes negativa. A Torcida é a maior arte de todo o futebol? Diga um pouco sobre a criatividade da torcida.

-Como a plateia está para o teatro, o telespectador está para a televisão e os cinéfilos estão para o cinema, à torcida está para o futebol, à causa de sua existência.

A criatividade da torcida brasileira se espalha pelo mundo, sendo ela, o uso de todas as ferramentas cênicas, artifícios, a fim de incentivar seu “Time” ou “Seleção”, no rumo da vitória, ou seja, a vida imita a arte, o futebol faz com que a plateia, interprete e viva, junto com o elenco no campo, os Jogadores, técnicos, comissões, juízes, dirigentes e envolvidos a todas as emoções, que uma partida de futebol pode proporcionar...

   Na sua Concepção, o futebol é a arte que mais mexe com o povo?

- Sim, com o mundo, exemplos não faltam, como guerras que param, devido a um jogo entre dois times e seleções ou a simples visita de um jogador ou até mesmo ex-jogador, alguns esportistas tornam-se, deus Apolo da mitologia grega, por nós humanos mortais, que nos felicitamos em viver a alegria de tê-los como ídolos...

O Futebol é algo que passa de geração em geração. Em uma explicação dentro da arte me fale por que o futebol é a arte preferida entre a maioria das crianças para seguir e ter um futuro.

-Essa exemplificação passa pelo estudo da antropologia, sociologia, história e finalmente pelo campo das Artes Cênicas. Durante muito tempo e em razão disso, “A Literatura”, “O Teatro”, “O Cinema” e a “Teledramaturgia”, mostram o quanto é grande o anseio de uma sociedade em ter filhos,  crianças e incentivá-las a serem esportistas, numa sociedade que tem grandes desigualdades sociais, levam-se a terem como única ascensão social, o esporte, ou, algo que ilusoriamente lhes parecessem fácil de conseguir, não por vocação, ou investimento do estado, sendo que em qualquer profissão e principalmente no esporte, competitivo, o qual é difícil conquistar o sucesso e reconhecimento. Muitos até vivendo sonhos que não são realmente dos mesmos.

  A arte e o Futebol andam juntos?

- Sempre, ambos geram riquezas, alegrias e evoluções para a sociedade, claro que o futebol, supera qualquer arte, pois ele aglomera todas as artes e um maior público possível, em escalas gigantescas!

    Gostaria de agradecer ao Gutemberg Viera pela belíssima entrevista a mim concedida onde relembramos o que a Magia da arte do futebol foi capaz de fazer . E quem tinha alguma dúvida que o futebol era uma arte agora não tem mais. E se a arte é tudo já criado pelo ser humano ou uma força superior chamada Deus, então caro internauta ou torcedor, o futebol é sim uma arte.