HÁ COISAS QUE SÓ COM PERSONALIDADE E DESENVOLVIMENTO CONSEGUIMOS REUNIR, E O ANDARAÍ CONSEGUIU TER EM UM SÓ PLANTEL TRES GRANDES GOLEIROS - “ADÃO, CHICO E JULIO”

27/07/2012 12:26

Crônica  “Amaldiçoados” com o DOM

 

Voar, rastejar, perder, ganhar, comemorar, ser o grande herói, ser o salvador esquecido, o diferente, o vilão…

 

   Um goleiro convive diariamente com estas palavras. Chamam-nos de vilões quando operamos dez milagres e falhamos em um, chamam de heróis os que erram dez e acertam um. Injustiça, pois só quem está debaixo das traves sabe o peso da falha, só quem está ligado à baliza sabe a importância da defesa, seja ela “simples” ou milagrosa.

    Só os amaldiçoados com o Dom de defender sabem o que é voar como um pássaro, segurar como uma aranha, pousar como um gato e levantar como um rei diante de seus súditos, só quem é agraciado com a “maldição” de defender entende quando seus súditos que vivem de fazer gols perecem diante da muralha adversária.

    Contudo, os agraciados com o Dom de defender, são os que garantem o show, a diversão, o espetáculo, só eles fazem o valor do ingresso valer a pena, sendo heróis valorizados, heróis ofuscados por um gol acidental, sendo vilões, ou em um jogo chato, “só mais um” em campo.

 Mas ser goleiro é viver é uma solidão terrível, ali sozinho debaixo de uma trave tentando orientar a equipe, comemorando sozinho um gol. Mas o que mais me admira em nós goleiros é a coragem de assumir uma falha, porque quando erramos somos crucificados, chamados de mão de alface, frangueiro, e mais expressões que eu não posso citar nesse texto, mas durante a semana pressionado  pela torcida nós nos reerguermos.

   Essa profissão de tanta contradição se chama GOLEIRO e quem vos fala é um goleiro que apesar de todas as criticas ama o que faz. A todos os Heróis e Vilões que se chamam goleiros, Parabéns.  

 

Estamos prestes a encerrar esse ciclo de homenagens aos verdadeiros campeões de Máster de 2012, pelo majestoso ANDARAI ESPORTE CLUBE, e não poderíamos deixar de realizar uma homenagem àqueles que sofrem sozinhos, vibram sozinho, que de uma felicidade pode colocar todo um trabalho a perder.

Esses personagens sempre são de personalidades difíceis de conter e de conviver por isso é que ter num plantel 02 grandes goleiros já é difícil quiça ter três?.

 

Dizem que onde “goleiro pisa a grama não nasce”, “goleiro quando não é vidado é doido” enfim tudo do imaginário dos boleiros além de na infância escolhe-se “para ser goleiro os piores jogadores e os donos da bola”.

 

Bem a certeza de tudo isso vem com o tempo e a força de um grupo também amadurece com o tempo por isso o ANDARAÍ ESPORTE CLUBE, através de sua comissão técnica tudo foi possível de acontecer e, diga com exatidão vários clubes gostaria de poder contar com qualquer um desses três nomes “ADÃO, CHICO E JÚLIO”.

 

A coisa é tão complicada que para se ter dois goleiros de mesmo nível o técnico tem que fazer acertos de colocar um a cada tempo, ou um a cada jogo o que não é salutar e tira do técnico o poder de decisão.

 

Mas no Andaraí isso veio acontecendo de forma natural e as ideias se encaixando tão bem que se verificar sequer os goleiros vibravam só pois esse grupo eclético tinha tantos que pensavam por tantos que o nosso capitão em primeiro lugar vibrava com o goleiro ou sofria com o goleiro para depois se juntar ao grupo.

 

Se verificar, toda historia de goleiros é semelhante, mas por incrível que pareça até neste aspecto os goleiros do Andaraí são diferente, ou seja, o Julio e o Chico  atuam na linha o JULIO pela obrigatoriedade de ser atleta também de salão e CHICÃO, porque é um ótimo volante, sobrando apenas o ADÃO que tem qualidade com os pés mas que “não é essa bola toda”.

 

Brincadeiras a parte, na nosso escolha do grupo foi feliz, pois nos últimos tempos, a coisa não tinha surtido o esperado e isso me fez repensar e em busca de outras formas e posso dizer sem medo de errar não existiu nada nessa trajetória que tivesse sido constrangedor ou desagradável.

 

Vocês, atletas sérios e responsáveis arqueiros do ANDARAÍ ESPORTE CLUBE, os eternos “doidos solitários”, serão sempre lembrados no clube e também por todos que militam no futebol de Barbacena e região pelas suas contagiante alegrias, seus jeitos debochados de serem, e também pelos muitos “causos da vida e de suas passagens” confidenciados à nós e ao grupo.

 

Nesta homenagem evitarei destacar os títulos que cada um conquistou, pois a intenção é demonstrar o grupo e não o individual na certeza que todos vocês teriam um “livro” pra contar e destacar muito embora, tenho sido zeloso em aqui também para não criar vaidades ou diferenças.

Uma lista de conquistas e glórias vocês atletas já são lembrdas. Este texto é um pouco longo, prosaico e apenas casual, não tem a obrigação de informar, mas descontrair e relata a minha admiração por vocês e da história do ANDARAÍ em um momento e local inusitado “DENTRO DAS QUATRO LINHAS”.

Com uma simpatia única, OS TRES GOLEIROS DO ANDARAÍ cada um com sua personalidade sempre alegravam os vestiários com conversas e gozações, mas sempre um torcendo pelo outro e sua espera não era voltada ou contadas minutos e segundos para ver o seu momento de também defender o gol, mas torcendo minutos e segundos pois sabiam que estar ali no banco representava tanto quanto se estivesse debaixo dos 03 paus da trave.

Em velozes 20 segundos, um pode ajudar ao outro dado uma aula de simplicidade, respeito e exemplo de personalidade por isso aceitada a decisão do treinador sem questionar mesmo que entendesse ser certa ou errada.

Apenas para afixar sua foto passo a apresentação de cada um e desde já lhes agradeço pela oportunidade de ter me confiado e vestido as “cores rubro negra” com o respeito que tiveram pelos seus clubes de origem ADÃO, PELO ALTO RIO DOCENSENSE, CHICÃO, PELO IPANEMA DE ALFREDO VASCONCELOS E JULIO, PELO ANDARAI ESPORTE CLUBE.

FINALIZANDO eu vos digo que a posição de goleiro é tão importante que “É uma posição especial, na qual não dá para fazer improvisação. Por isso nós tínhamos três goleiros para o campeonato cá”, “Tanto o chicão, Julio e adão estão preparados e têm nossa confiança. Não tenho nenhum tipo de preocupação quanto a isso”, mas lembro a vocês três. “minha terceira opção é o camisa 10 DÊ, o único que pode ameaçar a posição de vocês pois o dia que atuou me encheu os olhos de “preocupação” kkkkkkkkkkk.....

 

Que venha o dia 28 de julho de 2012, para comemorarmos.

ChicoAdão

Julio