ANDARAÌ ESPORTE CLUBE SE DESFILIOU DA LDB “LIGA DE DESPORTOS DE BARBACENA”

27/06/2013 14:52

Devidos os últimos acontecimentos, e isso não é de hoje, o Andaraí Esporte Clube, através de seu atual presidente, se desfiliou da LDB., e não há a mínima pretensão de retorno, uma vez que entende que algumas pessoas que compõem essa diretoria são “indignas” de ostentarem esses cargos, por terem personalidades distorcidas, e serem rancorosos, além da total falta de preparo para tal função.

Em entrevista concedida ao site do próprio clube e das opiniões desencontradas, o Presidente DRº FERNANDO SERGIO DE OLIVEIRA, que não foge à luta e a nenhum debate, assim pronunciou às perguntas formuladas:

D.R. – DIREÇÃO DE REPORTAGEM.

P. - PRESIDENTE

D.R. - QUAL É O SENTIMENTO DO PRESIDENTE AO DESFILIAR-SE DA LDB?

P. Bem, inicialmente gostaria de deixar claro que, se fosse em outros tempos, onde a LIGA DE DESPORTOS DE BARBACENA era séria e que as competições eram precedidas de grandes clubes do cenário esportivo barbacenense seria uma grande frustração, mas, como isso já vinha capengando, o Andaraí foi mais um a deixar a LDB.

D.R.  -  NA SUA VISÃO, QUAL É O MOTIVO QUE VEM DESMOTIVANDO OS CLUBES, E SE PODE CITAR OUTROS CLUBES QUE TIVERAM A MESMA POSTURA?

P - Novamente trago a baila, aos que acostumaram e puderam presenciar as competições até os anos 90, as competições estão aquém de nossos desejos, ademais, a cada ano que passava, conta-se com menor mumero de equipes, o que entendo ser por falta de condições financeiras em alguns casos, mas, também de dirigentes incapazes da LDB., de motivar os clubes filiados.

Outra coisa, é preciso acabar com os “convidados” que nunca se organizam, que entram e saem quando querem. Por outro lado, é simples destacar que só o ANDARAÍ é o remanescente de outrora que chegou a ter filiado em nossa mentora, os clubes respectivos como: 1- ANDARAÍ ESPORTE CLUBE, 2- AMÉRICA ESPERTE CLUBE, 3- VILA DO CARMO SPORT CLUBE,  4- INDEPENDENTE ESPORTE CLUBE, 5- OLYMPIC CLUBE, 6- AMERICA FUTEBOL CLUBE DE (A.C), 7- SANTA EFIGENIA ESPORTE CLUBE, 8- CARANDAÍ ESPORTE CLUBE, 9- ESPORTE CLUBE SOCIAL,(CARANDAÍ), 10- SANTA CRUZ DE BIAS FORTES, 11- REMEDIENSE, 12- ALTO RIO DOCE, 13- INDUSTRIAL, 14- IPANEMA, 15- FLUMINENSE DE CAPELA NOVA, 16- DORENSE  E 17- SETE DE SETEMBRO DE (DORES DE CAMPOS) – 18- TEXAS FUTEBOL CLUBE.

D.R.  – O QUE NA SUA ÓTICA IMPLICA A NÃO-FILIAÇÃO DO ANDARAÍ A UMA LIGA OU A LDB.

P - Inicialmente, um sentimento de frustração, porque bastou dois ou três idiotas metidos a dirigentes e sem qualquer serviço prestado tentar tirar suas frustrações em cima de um clube serio e que sempre se fez presente em todas as competições e nas ultimas décadas, o que mais colecionou títulos em suas várias modalidades e categorias ou então sempre figurando, como nas finais, com sentido de organização e um Estádio a altura da pratica desportiva. Por outro lado, a desfiliação não altera as pretensões futuras, pois se o Andaraí entender, e, pelo relacionamento que tem poderá ele mesmo realizar as competições em suas várias categorias.

D.R. -  É PASSÍVEL DE PUNIÇÃO?

P. - Não vejo a mínima possibilidade de punição, uma vez que a LDB encontra-se totalmente irregular, e sequer é detentora de clubes filiados ou que estivessem em dia com a mentora, muito embora um clube para disputar competições promovida pela FMF., terá que ser filiado a alguma LIGA e se isso fosse pretensão certamente nesse momento filiaríamos a melhor liga da região, que é de CONSELHEIRO LAFAIETE.

D.R. -  O ROMPIMENTO DO ANDARAÍ ESPORTE CLUBE SE DEU POR CAUSA ESPECIFICAMENTE DE QUEM? OU SEJA, QUEM FOI O PIVÔ?

P. – Olha é inegável que o maior pivô tenha sido pelos elementos de nome MATHEUS E MAURO CHAVES, e acompanhado pela pessoa que sequer guardei o nome que se dizia presidente da junta disciplinar, mas tudo isso aconteceu mesmo pela falta de comando do PRESIDNTE DA LDB., porque devido a falta de comando, fez igual a Pilatos, “lavou as mãos” e tirou os pontos do Andaraí em uma competição não oficial,  em que o Matheus e o Mauro Chaves conseguiram acabar, pela prepotência e arrogância de ambos, e enquanto esse elementos figurarem frente a mentora, o ANDARAÍ ESPORTE CLUBE, não participará de competições promovida pela entidade.

D.R. -  COMO ESSE ASSUNTO REPERCUTIU JUNTO A DIRETORIA E O DEPARTAMENTO DE FUTEBOL DO ANDARAÍ E. CLUBE?

P. -  Encontrávamos em um período de transição de diretoria, e naquela oportunidade, na qualidade de vice presidente de futebol, entendia necessário abandonar a competição e apresentar oficio de desfiliação, o que ao tempo foi acompanhado pelo presidente da época. A maior satisfação foi para nossos atletas, e obtive de todos o aval para retirar a equipe pelo desrespeito ao regulamento que foi confeccionado pela LDB., e os clubes e desrespeitado pelo diretor técnico, pelo presidente da mentora, pelo secretário, pela presidente da Junta Disciplinar,  pessoa essa estranha ao desporto de Barbacena e sem qualquer serviço prestado, uma “verdadeira forasteira”

D.R. -  E AGORA ELEITO, COMO FOI A POSTURA, SERÁ REPENSADA?

P. - Bem, nada nesse mundo é imutável, o Andaraí não depende da LDB para dar sequencia ao departamento de futebol, principalmente na condição que se encontra, sem clubes filiados, sem bons campeonatos, sem estimulo e sem clubes que queiram voltar mas, para o Andaraí voltar a fazer parte da nova LDB., deverá os elementos citados serem destituídos de suas funções, deverá uma prestação de contas ser realizada, a organização dos clubes filiados, um calendário anual de competições, as taxas regularizadas, os alvarás levantados, enfim não acredito que isso possa acontecer  

D.R. -  ENTÃO, É O FIM DO ANDARAÍ COMO CLUBE FILIADO DA LDB?

P. – Acredito que sim, se este histórico não se modificar, o Andaraí nesses três anos de nossa administração não se filiará a LDB., muito embora não quer dizer que não venha disputar competições promovidas por outras entidades.

D.R. - HÁ ALGUMA POSSIBILIDADE DE SE CRIAR UMA LIGA PARALELA?

P. – Sim, porque não? Se houver interesse de outros clubes “amadores” e não “varzeanos”, com sedes próprias, campos ou estádios de futebol e uma diretoria séria, poderemos sim realizar competições com a criação de uma Liga Independente ou até mesmo a possibilidade de uma intervenção na LDB., junto a FMF., através de seu departamento amador do interior, que tem a sua frente a pessoa do “CATITA”, EX-JOGADOR PROFISSIONAL da minha época, atuando pelo CRUZEIRO ESPORTE CLUBE e, para isso argumentos temos e respaldo também.

D.R. -  QUAIS AS REAIS PRETENSÕES DA DIRETORIA NO CAMPO ESPORTIVO E ADMINISTRATIVO?

P. - Já no campo administrativo nossa diretoria pretende resgatar os associados que se afastaram e trazer para dentro do clube, jovens associados para um futuro. Pretendemos ainda resgatar o aspecto social que com a administração anterior e da qual fazia parte transformou o clube em uma “FAVELA”, além de priorizar eventos de nível Social e Cultural, muito embora isso não seja uma tarefa fácil. Pretendemos ainda realizar as melhorias em nossa sede social - campestre exatamente em nossos campos lá existentes, e assim darmos inicio as promoções de competições de Sub 50, Categorias de Base e competições de sócios. No estádio algumas benfeitorias hão de ser realizadas, bem como uma nova saída no estádio pela Rua Amazonas e a reestruturação da fachada, tanto do Estádio tanto da Sede Social. A principio, devemos ainda apenas manter os juniores e o máster, e atividades visando alguma competição que não seja de promoção da LDB.

D.R. -   GOSTAREIA DE FAZER ALGUMA CONSIDERAÇÃO FINAL?

P.  -  Sim, gostaria de dizer que nosso afastamento talvez seja um “divisor de águas”. Ou a presidência da LDB., realiza um choque de gestão passando a cuidar verdadeiramente do desporto, se fazendo representar junto a FMF., angariando verbas para os clubes filiados, moralizando todas as possíveis competições realizadas pela mentora, ou a falência do futebol está decretada de vez em Barbacena. Cuidado, porque está desenhado que o poder público municipal, tão criticado pelo diretor técnico da  LDB - MATHEUS, já deu mostra que apenas patrocinará as competições de cunho “varzeano” adulto, e, nada mais. Que se faça representar também nos diversos órgãos esportivos ESTADUAIS E MUNICIPAIS, banindo os “cânceres do futebol” que hoje figuram como homens fortes da LDB.