Hélcio do Carmo e Hamilton Fonseca duas personalidades da rádio esportiva acompanharam de perto o campeonato máster, fato que tem uma grande importância para a mudança deste quadro do futebol Barbacenense.

02/07/2012 20:12

 

Venho destacar a importância de ver essas duas personalidades da Rádio esportiva juntas acompanhando de perto aos jogos do campeonato Máster. Este fato faz com que o futebol cresça com um espaço maior na mídia, com isso acontece a valorização do futebol na cidade algo que eu já havia destacado há algum tempo atrás como a principal forma de crescimento do esporte na cidade.

    O comentarista Hamilton Fonseca que também é o presidente do conselho deliberativo do clube e o Repórter Hélcio do Carmo mais conhecido como ligeirinho depois de ter entrevistado o jogador Atleticano Saulo na conquista do campeonato Mineiro em cima do maior rival cruzeiro, trabalham na Radio Sucesso Fm em um quadro dentro do Contato Direto as 11:00 horas, que fala de esporte.

   Gostaria de agradecer a radio Sucesso pelo espaço dado ao esporte da cidade, isso só nos motiva a continuar seguindo este projeto de sucesso que é o site do Andaraí que destaca o futebol da cidade como um todo. E também agradecer e também agradecer ao Comentarista Hamilton Fonseca e ao Repórter Hélcio do Carmo pelo brilhante trabalho que vem realizando na mídia Barbacenense. Aqui fica a homenagem e os humildes e sinceros agradecimentos desse jovem escritor que ainda tem muito o que aprender com a experiência de ambos.

A historias dessas duas personalidades é fantástica então abaixo deixo a biografia destas grandes figuras.

Hamilton Fonseca

 

Começou na Rádio Barbacena em 1985 levado pelo diretor de esportes José Beraldo Rigoti, onde permaneceu até o ano de 1995.

Acumulando as funções de narrador, comentarista e repórter trabalhou ao lado dos companheiros Rogério Barbosa, Cristóvam Abranches e Mauro Filho.

Por lazer e por “dever de ofício” sempre acompanhou as ondas reformistas do rádio, principalmente, as de cunho esportivo, sem no entanto se esquecer, de estar atento as atuações verdadeiramente revolucionárias que a radiodifusão vem desencadeando através dos seus diversos setores. 

Com grande prestígio dentro e fora da radiofonia barbacenense, Hamilton Fonseca é filiado a AMCE – Associação Mineira de Cronistas Esportivos desde 1987 e a ABRACE – Associação Brasileira de Cronistas Esportivos desde 1988.

Em 1995, passou a integrar a equipe de esportes da Rádio Correio da Serra, a convite dos companheiros Beto Santos e Silva Júnior, acumulando as funções de repórter e comentarista. 

Participou, direta ou indiretamente, do processo de transformação do desporto local, do encontro de novos caminhos do rádio barbacenense e da valorização profissional dos seus companheiros. 

Em 1986, foi agraciado com o Troféu Imprensa/Barbacena. 
Em 2003, em Belo Horizonte, com o título de Cronista Esportivo Troféu “Kafunga”.

Das suas várias jornadas esportivas, consideradas as mais importantes, tanto pela Rádio Barbacena quanto pela Correio da Serra, destacam as seguintes entrevista:

Ruben Paz, do Olímpia, do Paraguai, em 1986.
Com os goleiros Dida da Seleção Brasileira e João Leite do Atlético Mineiro, em 2004.
Com o atacante Romário, em 2004.
Com os atacantes Reinaldo e Eder do Atlético Mineiro.
Com o técnico Paulo Autuori do São Paulo, em 2005.
Com Carlos Alberto Torres do Botafogo.
Com o comentarista da Rádio Tupi/AM do Rio de Janeiro, Chico Anísio.

Funcionário aposentado da Telemig (Telecomunicações de Minas Gerais), com atuações em Juiz de Fora e torcedor confesso do Tupynambás e do Vasco da Gama, Hamilton Fonseca, continua fazendo rádio com grande êxito.

Hoje, colabora com a Editoria de Esportes da ABC Rádio e Televisão Ltda - Sucesso FM para onde se transferiu em junho de 2010.

 

Helcio do Carmo

 

Hélcio é associado da AMCE Associação Mineira de Cronistas Esportivos e afiliado a ABRACE Associação Brasileira de Cronistas Esportivos.

Inicou sua carreira na Rádio Correio da Serra AM na década de 80, levado pelo Silva Júnior. A emissora, à época, se localizava no edifício do antigo Automóvel Clube, no centro da cidade.
 

Lá, deu os primeiros passos rumo à área do esporte acumulando as funções de editor, produtor de programas esportivos, locutor entrevistador e repórter. Se motivou escutando o famoso Denis Menezes, à época, excelente repórter da Rádio Globo do Rio.

fez sua estréia trabalhando como repórter de campo, numa cobertura de uma partida valendo pelas finais do Campeonato Mineiro entre o Atlético x Cruzeiro. 
O Atlético, treinado por Têle Santana sagrou-se campeão com um gol do jogador Saulo. 
Encerrada a partida, a massa atleticana foi à loucura numa explosão de alegria originando uma festa jamais vista no Mineirão. 

 Durante a volta olímpica dos jogadores, ele realizou, na base da correria, a primeira entrevista ouvindo o jogador Saulo. Agiu de forma rápida. E nem ele mesmo sabe como foi que , conseguiu falar com o jogador primeiro do que os demais colegas presentes no Mineirão. 
Daí foi apelidado pelos companheiros das emissoras da capital como o “Ligeirinho”.

Em 1997 passou a conciliar a Correio da Serra, com a Rádio Itatiaia de Ouro Preto na consolidação de uma grande parceria direcionada às jornadas esportivas através do sistema de transmissões ITASAT.

Colaborou também em outras emissoras de Minas, como a Rádio Educadora de Coronel Fabriciano, Rádio Divinópolis, Itabira e Acaiaca (Itabira) e Rádio Caratinga (Caratinga).

Além das atividades no rádio, idealizou e dirigiu, antes de sua ida para a Correio, as edições do Esporte em Revista lançada na primeira quinzena de abril de 1967, com revisão do Célio Copatti Mazoni e trabalho fotográfico do Foto Canário.

Na Correio da Serra além do Bola Dividida, sucesso de audiência nos anos 90, idealizou e apresentou o programas Terceiro Tempo e Arquibancada Show, levados ao ar pela antiga (Rádio Show) hoje, 93,3 FM.

Aprendeu a dedicar-se por inteiro, às coisas do rádio, que sempre amou e passou a conhecer como poucos.

 

Fonte:  Site Varandas Barbacena 

 

Matéria escrita por:  Iuri Fontora