O Brasil e a América falam Uai, Sô.

15/12/2013 15:35

montagem lance

“Libertas quae sera tamen” a frase que estampa a Bandeira de Minas Gerais, traduz exatamente o momento do futebol Mineiro. A frase que foi lema da Inconfidência Mineira significa: Liberdade mesmo que tardia.

Depois de um longo tempo de soberania do Futebol Paulista e Carioca, os clubes Mineiros mais especificamente Atlético e Cruzeiro se tornaram no ano de 2013 os personagens principais do Futebol Brasileiro.

O segredo do Sucesso dos times Mineiros não calça chuteiras e veste uniforme, muito pelo contrário, na maioria das vezes eles estão engravatados. Alexandre Kalil pelo Atlético e Gilvan de Pinho Tavares pelo Cruzeiro, respectivamente auxiliados por Eduardo Maluf e Alexandre Matos, deram esse ano uma verdadeira aula de como se faz futebol fora de Campo.  Minas Gerais hoje tem as melhores Estruturas do Brasil, o jogador em atividade de maior historia que atua no Futebol Brasileiro e Comissões técnicas de ponta.

Minas provou que Futebol se faz com organização e seriedade. Atlético e Cruzeiro nessa temporada só perderam uma partida como mandantes, ou seja, as parcerias dos Clubes com as empresas que administram os estádios deram certo em termos de desempenho da equipe. Uma grande sinergia entre Estádio, torcedor e time.

O Atlético em 2011 brigou para não ser rebaixado, escapou na penúltima rodada e na última rodada acabou sendo goleado pelo seu maior rival. A diretoria atleticana contrariou a lógica, continuou com o técnico Cuca, manteve base do time e fez contratações pontuais. A frieza da diretoria Atleticana fez com que o Clube fosse campeão estadual e com mais alguns reforços de peso como o atacante Jô, o lateral esquerdo Junior César e o Genial e na época renegado Ronaldinho, se tornasse vice-campeão Brasileiro. A Filosofia do Clube foi mantida para o ano de 2013 e o time deu a torcida Atleticana o título de campeão Estadual e a tão sonhada e almejada LIBERTADORES da América.

O Cruzeiro em 2012 fez uma péssima campanha no campeonato Brasileiro e se quer chegou a final do campeonato Estadual. A diretoria azul estrelada viu a produtividade de seu rival e não quis ficar para trás, trouxe o treinador Marcelo Oliveira e contratou grandes jogadores com o dinheiro de investidores e da venda do meia argentino Montillo para o Santos. Foi até surpreendente como o time do treinador Marcelo Oliveira conseguiu ter um desempenho tão elevado em tão pouco tempo.

Minas Gerais se tornou a capital nacional e continental do Futebol e em breve poderá se tornar a capital MUNDIAL do Futebol, caso o Atlético consiga se sagrar Campeão do  Mundial interclubes da FIFA que contará esse ano com o Bayern de Munique como representante do Futebol Europeu.

Podem ter certeza que em 2014 o Futebol Mineiro será ainda mais forte pelo fato de ambas as equipes estarem na disputa das principais competições do Brasil e do continente, por serem bem estruturadas, por pagarem os atletas em dia, porque receberão valores maiores de patrocinadores e por estarem  sendo destaques sempre da imprensa. Esses fatores levarão com que os grandes jogadores optem por atuarem nos clubes Mineiros.

Atlético e Cruzeiro chegaram comendo quietinhos pelas beiradas, tipicamente de forma mineira e se tornaram os grandes destaques da temporada 2013, antes mesmo dela ter terminada. Parabéns Torcedores Mineiros. “Ô trem bão sô “.