“UM ATLETA ILUMINADO QUE JÁ VENCEU MUITAS BATALHAS NA VIDA E HOJE CURTE A FAMILIA E O RUBRO NEGRO DO ANDARAI CHAMADO “NALDO”“.

17/07/2012 16:43

.

Eu já o conhecia de JUIZ DE FORA, mas não imaginava que este elemento fosse ser tão importante na nossa conquista do Máster 2012. Indicado pelo nosso Craque Rinaldo, outro fabuloso jogador e amigo, Naldo estreou em um amistoso e logo demonstrou o espírito de grupo que a todos contagiou.

Vinha da querida cidade de Juiz de Fora e ainda trazia em seu veiculo outro responsável pela conquista que nada mais é LUCIANO nosso cabeça de área e a troco de nada ou seja da gasolina e hoje suas tardes de sábado não  tem sido as mesma porque não tem o Andaraí para completa-la.

Futebol, principalmente o barbacenense assistiu a significativas transformações da década de 70 até agora. Embora o futebol é um esporte conservador por natureza e quase imutável, viu-se obrigado a passar por adaptações, na busca por esquemas táticos vencedores e inovadores) como a inovação de Claudio Coutinho, ou de tele Santana sempre a busca de um esquema ofensivo e este franzino jogador Naldo com certeza se adaptaria em qualquer esquema porque tem nos seus pés a leveza de uma alma pura e de pensamentos voltados a vitoria um pacto de glorias afinal é um vencedor e quando tentaram para-lo com covardes pontapés não permitiu que esse atletas fosse protagonistas ou quiça antagonistas pelo menos preenchendo todos os espaços atropelou seus marcadores e poucas vezes foi uma marcador.      

Até a década de 70, início de 80, com a predominância do esquema 4-3-3, utilizavam-se as atacantes pontas, na direita e na esquerda do ataque. Os laterais, até então, eram jogadores que priorizavam a marcação, ajudando o miolo de zaga a conter as investidas das pontas e do centroavante, mas mesmo assim se NALDO fosse dessa época revolucionaria como tantos outros laterais que fizeram historia no glorioso BOTAFOGO de MARINHO CHAGAS, ou de NELINHO DO GALO, OU DE ZÉ TEDORO  DO GOIAS E SÃO PAULO

A partir de meados da década de 80 em diante, por causa do esquema 4-4-2, os times passam a utilizar apenas dois atacantes. As equipes, estrategicamente, já não ousam mais a jogar aberto com dois pontas, por causa do congestionamento no meio de campo, que além de propiciar solidez no esquema  defensivo passou a ser um forte aliado de manutenção de técnicos medrosos nos cargos por mais tempo, assim trunca o meio de campo, forçando o time adversário ao erro mas mesmo assim não vejo Naldo como um autentico marcador. Daí surge a importância do novo lateral, que além de marcar, tem de ter técnica e fôlego suficientes para apoiar o ataque, com jogadas de “dois/um” e cruzamentos da linha de fundo, ao estilo dos antigos pontas (que outrora marcavam). O novo lateral Naldo, com o esquema 4-4-2, propiciava abrir o jogo para as laterais do campo, sendo uma alternativa ofensiva que ora pela esquerda com o craque FERRUGEM ora pela direita mas sempre atuando ofensivamente , sem sobrecarregar o sistema defensivo, compensando as funções dos antigos pontas, tidos como arcaicos. O futebol  não perdeu o encanto com as avançadas de NALDO que aterrorizou os sistemas defensivos esquerdo de nossos adversário chegando ao ponto de atletas entrarem para expulsa-lo como compensação, mas afinal que compensação de geralmente o atleta da equipe adversária era tecnicamente inferior ao NALDO? Por isso e que digo não permitimos     perder nem  um pouco do encanto, mas ganha em competitividade e resultados.

Em minha opinião que conhece bem a posição por ter atuado longos anos como atleta profissional da posição entendo que seja a posição mais exigida no futebol contemporâneo. O atleta tem que estar 100% técnica, física e psicologicamente. O lateral moderno tem de marcar bem, desarmando, ajudando a defesa; no ataque, tem de ser veloz, raciocinar rápido, chegar na linha de fundo e ter um ótimo cruzamento; e ainda voltar rápido para recompor a defesa, ufa! Uma função sobre-humana. E o pior: joga ao lado do alambrado, ao lado de sua torcida e do técnico, dependendo do tempo. Não há como fugir, jogando no centro ou invertendo lado. Se no segundo toque na bola, errar o passe, a sua própria torcida se impacienta e afunda o jogador em seu inferno astral. E isso ocorre em todo os times, pequenos, médios ou grandes.

Quantas vezes queria eu mais, e como dizia para Rinaldo responsável pela descoberta e por ter encantado os nossos torcedores Naldo como qualquer outro atleta vaidoso quando voltava gostava de flutuar e logo era contido com os gritos do técnico chato e exigente afinal conhece bem o terreno e não permitia o “já ganhou” e aos gritos dizia “como é Naldo vai voltar passeando na avenida? Ou está dançando balé clássico?”

Se sangava, mas minha aos trotes sem tocar com força os tendões sob o gramado mas com a hombridade de  sempre nunca deixou de atuar em qualquer piso que seja de grama ou o de terra batida pois mesmo quando não atuava vinha trazer LUCIANO, e junto vinha MAURINHO, e outros três amigos juiz forano que passaram a gritar Andaraí.      

Os técnicos de futebol, atentos ao desgaste dos laterais, deslocam os volantes para cobrirem a descida do lateral (quando “desce”, o do outro lado fica) e delimitam o momento exato de realizar as suas Blitze sobre a defesa adversária, de acordo com as condições físicas dos laterais e por isso e talvez seja a sintonia com o grande pequeno atleta LAUCIANO, que cobria com uma capacidade de amigo e craque.

Mas se conseguir ter confiança o bastante em seu futebol, o lateral é praticamente é meio time e foi o que aconteceu com nossos laterais esquerdos e direitos que souberam dosar e atacar e defender como se treinando estiavam a muito tempo . Grandes laterais tornaram-se e a torcida andaraiense e os apaixonados pelo bom espetáculo quer vê-lo novamente brevemente ganhando a faixa de campeão de máster 2012, para encher de orgulho sua filha que te acompanha pelo nosso site andaraiense e  ainda no fim da carreira ou no inicio da melhor idade 40 anos desliza sua sabedoria esportiva sem ser preciso usar da agressividade e do destempero.   ,.

A  você NALDO nosso muito obrigado por ter se tornado nosso atleta, amigo e companheiro e apaixonado torcedor andaraiense que convido a todos para uma salva de palmas para você amigo atleta que venceu os tropeços da vida e se encontrou com a família e com a credibilidade de um homem de bem.

 

Fernando Sergio de Oliveira

VICE–PRESIDENTE DO A.E.C.