HISTÓRICO DO ANDARAÍ ESPORTE CLUBE

 

1º de maio de 1943! Exatamente nesta data nascia o Clube da Boa Vontade, hoje ANDARAÍ ESPORTE CLUBE. O local escolhido era um terreno que ficava ao lado do Ginásio Mineiro, onde hoje é a quadra de esportes da Escola Preparatória de Cadetes do Ar - EPCAR. Ali eram feitos os treinamentos e “peladas”.

Os diretores do Andaraí, na época, propuseram ao América de Barbacena o aluguel do Estádio Onda Nunes, que ainda não era gramado, proposta que seria aceita com a condição de que o Andaraí disputasse o campeonato de “Aspirantes” representando o clube da Olegário Maciel. Não houve acordo e o Andaraí partiu para alugar o campo do Atlético, onde hoje fica a Basílica de São José Operário, pela quantia de “cem mil réis” mensais. Era um espaço aberto, sem comodidade nenhuma e foi cercado pelos próprios dirigentes do Andaraí.

As coisas ainda não estavam como era o desejo do Andaraí, era necessário encontrar um local espaçoso para erguer, futuramente, um estádio.

Sylvio Romano Quintão passando certa vez pelo Beco Tugúrio, hoje Rua São Vicente de Paula, ficou deslumbrado com um terreno utilizado, naquela época, pelo Derby Clube Barbacenense. Procurou o dono do imóvel, José Alvez de Oliveira, ex-presidente do Derby Clube, e fez uma proposta de compra que da primeira vez não foi aceita. Não desistindo da empreitada Sylvio Romano Quintão voltou a se encontrar com o proprietário e, desta vez, ficou acertada a compra do terreno, onde fica o atual estádio Walter Antunes,pelo valor Cr$ 10.000,00 (dez mil cruzeiros), a nova moeda vigente no Brasil. Mas como pagar se o clube não tinha o dinheiro? Sylvio Romano Quintão conseguiu um empréstimo de parte desta quantia no antigo Banco da Lavoura e o restante com o Sr. Miranda, morador da vizinha cidade de Barroso, e estava concretizada a transação.

Mais uma vez os abnegados simpatizantes do Clube da Boa Vontade arregaçaram as mangas e, depois de trabalhar até as 17 horas, se dirigiam ao local do terreno com ferramentas cedidas por empréstimo e se dedicavam a construir o hoje Estádio Walter Antunes, que foi inaugurado em 1961.

O Andaraí se filiou a Liga de Futebol do município em 1945 e disputou o seu primeiro campeonato com os 1º e 2º quadros. Sua primeira camisa era toda em vermelho, com uma listra preta onde tinha a inscrição “ANDARAÍ”, porém suas cores sempre foram o vermelho, o preto e o branco.

A primeira Sede Social ficava em uma casa alugada próxima à atual Basílica de São José, no local denominado Chacrinha. Posteriormente foi transferida para a rua Sete de Setembro, 686.

Em 1949 o ANDARAÍ ESPORTE CLUBE lançou à venda os “Quinhões” para arrecadar fundos para a construção de sua sede própria cujo terreno, pertencente a Prefeitura, fora doada pelo prefeito Dr. Theobaldo Tolendal e ficava nas confluências da Praça Padre Correia e General Ernani Rabelo, nos fundos da Cadeia Velha, ali o Andaraí permaneceu de 1950 a 1964. Porém com o passar do tempo as acomodações já se tornavam pequenas para abrigar os associados e visitantes.

A Sede Social definitiva, adquirida do Sr. João Batista Rocha, foi inaugurada em 1964 contando com um salão de baile, uma cozinha, dois banheiros (masculino e feminino); uma secretaria, um bar, um salão de reuniões onde funciona a sede da Melhor Idade de Barbacena, além de quatro lojas de aluguel, perfazendo um total de 365 metros quadrados de área construída.

Concretizado mais um sonho, Sylvio Romano Quintão partiu então para a construção de uma Sede Campestre, a Parquelândia, obra que poucos acreditavam possível devido a sua grandeza e que foi inaugurada em 1970. Em um terreno de mais de 100.000 metros quadrados, doado pelo Sr. Stélio Gaitanito Piacezi, foram construídas 5 piscinas para crianças e adultos, 2 bares, parquinho infantil, 2 campos de futebol, quadra poliesportiva, uma lagoa com salão de baile e restaurante suspensos, além de 10 quiosques com churrasqueiras, luz e água corrente.

A “menina dos olhos” do ANDARAÍ  ESPORTE CLUBE, hoje, é o ginásio poliesportivo que leva o nome do seu fundador e maior benemérito do clube, SYLVIO ROMANO QUINTÃO, inaugurado em 1993. Em suas dependências funcionam uma academia de ginástica, uma sauna mista, além da quadra poliesportiva com confortáveis vestiários, palco para espetáculos e camarotes laterais.