A seleção Olímpica vice-campeã deixou uma lição para o futebol, todos os nosso erros, no futuro terão suas conseqüências.

11/08/2012 16:54

 

Brasil

Presenciamos na manhã deste sábado (11) a derrota da seleção brasileira de futebol masculino, para a seleção Mexicana, não foi uma derrota comum, o Brasil tinha criado uma expectativa como nunca havia criado para essa final olímpica, pois afinal era o único titulo que o nosso grandioso futebol brasileiro não tinha, mas as palavras mais certas desse jogo talvez seja “a queda da máscara”.

   A derrota do Brasil diante a seleção Mexicana, pode se tornar uma lição para levarmos não somente para o campo, mas para a vida, pois como diz o titulo “todos os nossos erros, no futuro terão suas conseqüências”. Quando eu digo “a queda das máscaras” é porque a nossa participação nas olimpíadas foi uma verdadeira máscara que escondeu a verdadeira realidade. Por começar nas convocações, o Brasil tinha direito a convocar três atletas acima de vinte e três anos de idade, O primeiro nome acima de 23 anos a ser revelado foi do zagueiro Thiago Silva, incontestavelmente deveria estar nesta lista, o segundo nome a ser convocado foi do Lateral esquerdo Marcelo, que também é incontestável a sua convocação, pois como todos sabem o Brasil tem uma deficiência neste lado do campo, e a terceira e ultima convocação acima dos 23 anos, foi o grande erro do treinador da seleção mano Menezes, ele optou por levar o atacante Hulck. Não estou contestando a qualidade desse jogador, mas sim a necessidade dessa seleção, a seleção brasileira não tinha necessidade de levar um atacante da característica do Hulck, mas sim um zagueiro, pois o setor defensivo ainda tinha uma carência de um jogador para jogar do lado do Thiago Silva, pois o Juan ainda não tinha essa qualidade de jogar como titular da seleção Brasileira em uma olimpíada.

   Então o erro que eu me referia era esse, a convocação do terceiro atleta acima de 23 anos, e quando eu falo as máscaras, foi porque o Brasil jogou somente com times sem tradição nenhuma no futebol, ai então ficava fácil o Brasil vencer, pois o Brasil contava com jogadores de qualidades individuais que decidiam o jogo. Mas ai chegou a final, e o Brasil enfrentou uma equipe relativamente mais forte do que vinha enfrentando durante as olimpíadas, e a equipe mexicana conseguiu fazer uma marcação nos destaques individuais, e há de se ressaltar que o Hulck estava no Banco de reservas do Brasil. O Brasil então não tinha um coletivo que decidisse o jogo, ai a máscara caiu, pois até então o Brasil não havia enfrentado essa situação, de depender do coletivo. E ai então o Brasil mostrou ser um time que não tinha uma cara de jogo, e o resultado, todos nós já sabemos.

   Não foi o jogo contra o México que fez o Brasil perder o Ouro, mas foi o próprio planejamento dessa seleção que fez o Brasil perder o ouro, pois isso tudo poderia ser evitado.

   E agora Mano, o que você tem a dizer?    

 

Iuri Fontora Almeida